quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Refletir

“Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e, os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidades.” (Art. 229)

“A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar e garantindo-lhes o direito à vida.” (Art.230)

Esses dois artigos estão no Capítulo IV da Constituição Federal do Brasil, mas não é isso que presenciamos no nosso cotidiano. Idosos são maltratados, abandonados e rejeitados a todo momento. A cada 100.000 habitantes com mais de 60 anos, 2.495 sofreram algum tipo de violência ou acidente. E na maioria das vezes são os próprios familiares que maltratam o idoso. Sim, temos leis que protege o idoso mas não temos a fiscalização correta para que esses, que maltratam os nosso idosos, sejam punidos.

Muitos desses idosos são caminhados para casas assistencialistas e eles precisam de carinho e atenção, você pode fazer a diferença visitando-os. Pode ter certeza que eles ficarão muito felizes em ver você.

Para saber de mais detalhes visite nosso stand no Dia da Conscientização, 18 de novembro, no Centro de Convivência da Universidade Metodista e continue acessando o nosso blog.

Fonte: www.oabsp.org.br

Nenhum comentário: